Venezuela
|

Catalina Brownie

Gastronomia
e

Yuri Say Martinez

Venezuela
|
Brasil
|

“Para mim, cozinhar é como se fosse uma terapia. Quando eu recebo um pedido, eu fico cantando, eu tento botar todo o amor que eu tenho na minha comida”. A empreendedora venezuelana Yuri Say Martínez reside no Rio de Janeiro desde 2018 e por aqui montou a Catalina Brownie, loja de doces artesanais venezuelanos. 

Em seu país de origem, ela trabalhava em um hortifruti, como operadora de caixa. Quando chegou ao Brasil, ela e seu marido foram orientados por um amigo, que os ajudou nessa fase inicial.

Catalina é um doce típico da Venezuela, feito com rapadura, canela, gengibre, cravo e pimenta rosa. Yuri comenta que o nome de seu empreendimento foi em homenagem a sua avó, que também se chamava Catalina.

“Minha vó era cega e ela fazia brownies para nós. Ela cuidava da gente, ela fazia comida pra gente. Então, eu venho de mulheres guerreiras, mulheres que demonstraram pra mim que não existe um não, e você pode conseguir tudo o que você quiser”.

Catalina Brownie nasce num dia em que a gente, por fim, consegue comprar uma cama. É, imigrante é assim, a gente vai crescendo. A gente já não tinha que dormir no chão e eu falei para o meu marido ‘eu vou fazer brownies para comemorarmos que compramos uma cama’. Eu fiz o brownie e levei pro trabalho. No dia seguinte, uma colega me perguntou ‘que cheiro é esse? É um cheiro maravilhoso! Por que você não vende? Eu compraria’”, conta Yuri sobre o início de seu negócio. Sobre os desafios de sua profissão, ela destaca: “que as pessoas aceitem que uma pessoa com deficiência consegue fazer doces maravilhosos”.

Grupos

que participa
No items found.

Onde encontrar

contatos e links

E-mail

catalinabrownie@gmail.com

Site

Telefone

É imigrante da América Latina e trabalha com cultura?

Somos uma equipe de pesquisadorxs, artistas e agentes da cultura e estamos realizando um mapeamento de expressões culturais realizadas por imigrantes latino-americanos, residentes na cidade do Rio de Janeiro.

Fale com a gente

oyecarioca@gmail.com
Como apoiar o projeto?
1.
Redes Sociais
Suas redes sociais têm espaço para a divulgação de parceiros? Podemos enviar um kit mídia, com imagens e texto, sobre o projeto.
2.
Mailing
Tem uma lista de emails para divulgação de informações? Podemos enviar um kit mídia, com imagens e texto, sobre o projeto.
3.
Posters ou flyers
Possui um espaço físico para divulgação? Podemos enviar um material impresso sobre o projeto.
4.
Boca a Boca
Comente com amigos e conhecidos sobre o projeto, especialmente imigrantes e refugiados.

Sobre o ¡Oye!

¡Oye Carioca! é um projeto de pesquisa, mapeamento e difusão das expressões culturais produzidas por imigrantes da América Latina (de maioria hispanofalante), residentes na cidade do Rio de Janeiro. Em 2023, ano que marca sua etapa inicial, o projeto foi viabilizado pelo edital Fomento à Cultura Carioca (FOCA) 2022, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.