Colômbia
|

Vitico Giraldo

Música
e

Vitico Giraldo

Colômbia
|
Brasil
|

O artista colombiano Vitico Giraldo trabalhava com artesanato em seu país de origem. Viajou pela América Latina e desejava dar a volta completa pelo continente. Mas quando chegou ao Rio de Janeiro, fixou moradia na cidade, se envolvendo profissionalmente com a música e desenvolvendo a banda Songoro Cosongo – o grupo começou a crescer muito, com repertório trazendo várias influências musicais. 

Além de musicista em grupos e bandas, Vitico também trabalha construindo instrumentos de percussão, oferecendo oficinas e desenvolvendo projetos individuais. Foi professor do grupo Bésame Mucho, bloco latino-americano do carnaval de rua do Rio. 

Comenta que a banda Songoro Cosongo começou em 2005, quando ele, um venezuelano e outro colombiano foram morar juntos numa mesma casa. Começaram a se reunir para tocar na rua e conheceram outro amigo chileno. Essa foi a primeira formação da banda e outras pessoas foram se integrando. A diversidade musical do Songoro Cosongo era bem expressiva, pois tocavam frevo, maracatu, salsa e cumbia, em produções autorais com a influência de cada participante, refletindo seus lugares de origem. O grupo ganhou editais do CCBB em Brasília e em outras cidades. Trouxeram nomes importantes, como João Donato e Cassin. 

Atualmente, é  percussionista e voz da banda latino-americana Saoko, que tem no repertório cumbia e salsa cubana, porto-riquenha e colombiana. Também faz parte da orquestra Fanfarrada, circulando em várias comunidades do Rio de Janeiro fazendo cortejos, apresentações e oficinas.

Vitico conta que o maior desafio de sua profissão é ser um artista autossuficiente na cidade.

“O Rio de Janeiro tem abertura para outras expressões culturais, mas ao mesmo tempo é também fechado para outras informações. Por exemplo, no Nordeste, o carimbó passou por um lento processo de reconhecimento. O desafio é esse, uma política de integração cultural”.

Grupos

que participa

• son • cumbia • merengue •

Onde encontrar

contatos e links

E-mail

Site

Telefone

É imigrante da América Latina e trabalha com cultura?

Somos uma equipe de pesquisadorxs, artistas e agentes da cultura e estamos realizando um mapeamento de expressões culturais realizadas por imigrantes latino-americanos, residentes na cidade do Rio de Janeiro.

Fale com a gente

oyecarioca@gmail.com
Como apoiar o projeto?
1.
Redes Sociais
Suas redes sociais têm espaço para a divulgação de parceiros? Podemos enviar um kit mídia, com imagens e texto, sobre o projeto.
2.
Mailing
Tem uma lista de emails para divulgação de informações? Podemos enviar um kit mídia, com imagens e texto, sobre o projeto.
3.
Posters ou flyers
Possui um espaço físico para divulgação? Podemos enviar um material impresso sobre o projeto.
4.
Boca a Boca
Comente com amigos e conhecidos sobre o projeto, especialmente imigrantes e refugiados.

Sobre o ¡Oye!

¡Oye Carioca! é um projeto de pesquisa, mapeamento e difusão das expressões culturais produzidas por imigrantes da América Latina (de maioria hispanofalante), residentes na cidade do Rio de Janeiro. Em 2023, ano que marca sua etapa inicial, o projeto foi viabilizado pelo edital Fomento à Cultura Carioca (FOCA) 2022, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.