Uruguai
|

Natalia Sarante

Música
Teatro
Contação de histórias
e

Natalia Sarante

Uruguai
|
Brasil
|

A artista uruguaia Natalia Sarante reside na cidade do Rio de Janeiro desde 2005. Cantora, musicista, atriz e professora, iniciou sua trajetória artística ainda em seu país de origem, que, segundo ela, é bastante conservador em aceitar as novas manifestações culturais e dar espaço aos jovens artistas. 

“Lá existem grupos de teatro mais consolidados, mais antigos, né, que conseguem viver disso, mas chegar nesse lugar no Uruguai é uma caminhada, que é um país bastante conservador em aceitar coisas novas e dar espaço aos jovens artistas.”

Sua primeira vez no Brasil foi em 2002/2003. O motivo? veio para cantar em um festival de corais, pois fazia parte de um coro universitário no Uruguai. A partir daí, começou a frequentar mais vezes o país, até que futuramente seria parte de sua população. Aqui no Rio, Natalia achou espaço na música e também no teatro: ela é cantora e percussionista do Negro Mendes, um grupo dedicado à música afro-peruana (em 2022, completaram 25 anos de existência!) e formado em sua maioria por imigrantes latino-americanos. 

Além disso, é atriz e musicista da Qinti Companhia, grupo teatral que mistura narração, atuação e música em torno da cultura latino-americana, com produções viabilizadas por meio de editais (como o SESC RJ Pulsar) e que correm por diversas regiões da cidade, como o espetáculo “Temperos de Frida”, que mergulha no universo da icônica artista mexicana. 

Natalia é também docente de música, ministrando aulas em escolas para crianças da educação básica, na Zona Norte e Oeste, uma segunda fonte de renda para além da área cultural.

Grupos

que participa
Qinti Companhia
@qinticompanhia

Teatralidades e músicas latino-americanas para conhecer e valorizar o grande continente que nos abraça.

Negro Mendes
@gruponegromendes

O grupo toma como base os principais gêneros da música afro peruana. Seu repertório apresenta músicas próprias e outras do acervo tradicional, com arranjos ora regionalistas ora influenciados por tendências modernas.

Onde encontrar

contatos e links

E-mail

nataliasarante@gmail.com

Site

Telefone

É imigrante da América Latina e trabalha com cultura?

Somos uma equipe de pesquisadorxs, artistas e agentes da cultura e estamos realizando um mapeamento de expressões culturais realizadas por imigrantes latino-americanos, residentes na cidade do Rio de Janeiro.

Fale com a gente

oyecarioca@gmail.com
Como apoiar o projeto?
1.
Redes Sociais
Suas redes sociais têm espaço para a divulgação de parceiros? Podemos enviar um kit mídia, com imagens e texto, sobre o projeto.
2.
Mailing
Tem uma lista de emails para divulgação de informações? Podemos enviar um kit mídia, com imagens e texto, sobre o projeto.
3.
Posters ou flyers
Possui um espaço físico para divulgação? Podemos enviar um material impresso sobre o projeto.
4.
Boca a Boca
Comente com amigos e conhecidos sobre o projeto, especialmente imigrantes e refugiados.

Sobre o ¡Oye!

¡Oye Carioca! é um projeto de pesquisa, mapeamento e difusão das expressões culturais produzidas por imigrantes da América Latina (de maioria hispanofalante), residentes na cidade do Rio de Janeiro. Em 2023, ano que marca sua etapa inicial, o projeto foi viabilizado pelo edital Fomento à Cultura Carioca (FOCA) 2022, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.