Colômbia
|

Katty Gomez

Artesanato
e

Katty Gomez

Colômbia
|
Brasil
|

A artesã e empreendedora colombiana Katty Gomez vive no Rio de Janeiro desde 2005. Começou a trabalhar com artesanato ainda em seu país de origem e veio morar no Brasil por conta de uma viagem. “Estávamos em um grupo de quatro pessoas, decidimos viajar de mochila nas costas, para percorrer a América do Sul e acabamos chegando aqui. Algumas pessoas ficaram pelo caminho, mas eu cheguei ao Brasil com um outro amigo, na Ilha Grande. Sempre trabalhando com artesanato, sempre essa foi a nossa fonte de renda, era o que a gente sabia fazer e com isso pagamos toda a viagem. Fiquei um mês na Ilha Grande, participei das feirinhas e depois viemos para o Rio de Janeiro”. Katty teve sua filha um tempo depois e, então, fez sua vida na cidade e está aqui até hoje.

Atualmente, é proprietária da Katz Arte e Artesanato, comercializando acessórios no bairro da Tijuca, mas também participa de diversas feiras que acontecem por aí. “O que mais gosto no meu trabalho é o fato de ter o meu tempo e meu horário. Eu posso ser criativa, apesar de não fazer tantas coisas. Mas eu estou fazendo um curso de prata, um curso de ourives para criar minhas peças. Eu estou gostando bastante, estou em um caminho legal. Agora eu vendo, assim, mais coisas prontas porque é o que é mais fácil, eu estou com pouco tempo porque eu trabalho o dia inteiro, mas são coisas lindas também, as pessoas gostam e levam o meu trabalho, ficam felizes e eu também fico feliz”, comenta Katty sobre seu negócio.

No início, trabalhava com bambu,  levando algumas coisas típicas de seu país para a viagem, mas por cada lugar que passava, comprava coisas típicas daquele lugar. Conta que gosta bastante das coisas feitas pelas pessoas de cada país. Quando chegou ao Rio, pensou em mudar de trabalho, mas logo considerou que era melhor vender seu artesanato e trabalhar por conta própria, devido a certas vantagens, como o tempo.

“Eu sou uma pessoa muito colorida, eu gosto de usar adereços coloridos e coisas típicas dos lugares. Então, por exemplo, eu comercializo peças da Colômbia que são feitas por indígenas do litoral. Eu tenho trabalhos de bambu com florzinhas que também acho muito lindos. Eu adoro trabalhar com flor, com conchinhas. Tento vender as coisas que eu gosto, porque eu gosto do meu pano bonitinho e para gostar do meu pano tem que ser coisas que eu escolho de verdade, que eu ache que são lindas e que vão vender”.

Grupos

que participa
No items found.

Onde encontrar

contatos e links

E-mail

Site

Telefone

É imigrante da América Latina e trabalha com cultura?

Somos uma equipe de pesquisadorxs, artistas e agentes da cultura e estamos realizando um mapeamento de expressões culturais realizadas por imigrantes latino-americanos, residentes na cidade do Rio de Janeiro.

Fale com a gente

oyecarioca@gmail.com
Como apoiar o projeto?
1.
Redes Sociais
Suas redes sociais têm espaço para a divulgação de parceiros? Podemos enviar um kit mídia, com imagens e texto, sobre o projeto.
2.
Mailing
Tem uma lista de emails para divulgação de informações? Podemos enviar um kit mídia, com imagens e texto, sobre o projeto.
3.
Posters ou flyers
Possui um espaço físico para divulgação? Podemos enviar um material impresso sobre o projeto.
4.
Boca a Boca
Comente com amigos e conhecidos sobre o projeto, especialmente imigrantes e refugiados.

Sobre o ¡Oye!

¡Oye Carioca! é um projeto de pesquisa, mapeamento e difusão das expressões culturais produzidas por imigrantes da América Latina (de maioria hispanofalante), residentes na cidade do Rio de Janeiro. Em 2023, ano que marca sua etapa inicial, o projeto foi viabilizado pelo edital Fomento à Cultura Carioca (FOCA) 2022, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.