México
|

Karla Pérez

Gastronomia
Teatro
e

Karla Pérez

México
|
Brasil
|

A empreendedora mexicana Karla Pérez vive no Rio de Janeiro desde 2018, devido a um intercâmbio estudantil. Por aqui, ela criou seu próprio negócio no ramo da gastronomia: La Adelita Cozinha Mexicana

Ela é formada em desenho industrial. Em seu país de origem, Karla não trabalhava com gastronomia. Os pais tiveram um negócio no ramo, mas foi algo rápido e pontual. Comenta que o motivo que a fez começar foi que a comida mexicana no Rio de Janeiro é mais Tex-Mex do que, de fato, comida mexicana. Durante a pandemia, descobriu que tinha um dom para cozinhar e foi aí que ela começou a se aventurar.

“Eu queria contar a minha história”. Karla gosta muito de seu trabalho com a gastronomia. O que mais gosta é quando prepara uma receita nova e também quando investiga novas técnicas em preparos diversos. Ela comenta que utiliza técnicas pré-hispânicas e uma grande variedade de molhos. “As técnicas culinárias incluem a desidratação de pimentas para uso posterior em receitas. O uso adequado de utensílios tradicionais podem também ajudar a realçar os sabores característicos”.

“O nome La Adelita faz referência às mulheres que lutaram e que participaram da Revolução Mexicana. Adelita foi uma das figuras mais famosas, ela era enfermeira. Quando comentei com minha avó que ia começar um negócio no ramo da gastronomia, ela mandou uma receita de sua mãe, então tenho muitas referências familiares, de mulheres guerreiras. Pra mim, o meu negócio está inspirado em mulheres”, conta.

Na pandemia, Karla ficou em casa o tempo e descobriu que tinha um talento na cozinha. Passou seis meses meses pesquisando e fazendo preparos diversos de comidas mexicanas nos aniversários de família e com isso foi testando receitas. Atualmente, La Adelita é sua principal fonte de renda na cidade e tem uma barraca fixa na Feira da Glória, aos domingos, e também oferece serviço de buffet para diversos eventos. Também participa de outras feiras e eventos gastronômicos na cidade.

Grupos

que participa
Magdas Migram
@magdasmigram

Grupo de teatro composto por mulheres e pessoas LGBTQIA migrantes de diferentes territórios/países do Sul Global que moram no RJ. Buscam através do Teatro das Oprimidas, de suas estéticas feministas e de uma perspetiva decolonial dialogar com diversas culturas e interseções.

Onde encontrar

contatos e links

E-mail

Site

Telefone

É imigrante da América Latina e trabalha com cultura?

Somos uma equipe de pesquisadorxs, artistas e agentes da cultura e estamos realizando um mapeamento de expressões culturais realizadas por imigrantes latino-americanos, residentes na cidade do Rio de Janeiro.

Fale com a gente

oyecarioca@gmail.com
Como apoiar o projeto?
1.
Redes Sociais
Suas redes sociais têm espaço para a divulgação de parceiros? Podemos enviar um kit mídia, com imagens e texto, sobre o projeto.
2.
Mailing
Tem uma lista de emails para divulgação de informações? Podemos enviar um kit mídia, com imagens e texto, sobre o projeto.
3.
Posters ou flyers
Possui um espaço físico para divulgação? Podemos enviar um material impresso sobre o projeto.
4.
Boca a Boca
Comente com amigos e conhecidos sobre o projeto, especialmente imigrantes e refugiados.

Sobre o ¡Oye!

¡Oye Carioca! é um projeto de pesquisa, mapeamento e difusão das expressões culturais produzidas por imigrantes da América Latina (de maioria hispanofalante), residentes na cidade do Rio de Janeiro. Em 2023, ano que marca sua etapa inicial, o projeto foi viabilizado pelo edital Fomento à Cultura Carioca (FOCA) 2022, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.