Uruguai
|

Florencia Santángelo

Teatro
Palhaçaria
Comédia
e

Florencia Santángelo

Uruguai
|
Brasil
|
“O meu primeiro grande amor e a minha casa são o teatro. É onde sei o que sei, é ali que eu manjo: sou atriz de teatro. Ao mesmo tempo, uma das coisas pelas quais eu vim para o Brasil, foi o teatro de rua e a linguagem do palhaço”.

A atriz uruguaia Florencia Santángelo chegou por aqui em 2004 por conta do Grupo Galpão, uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, que na época estava promovendo um curso para atores profissionais. 

Ela teve a ideia de vir para o Brasil e conhecer o Grupo Galpão com seu teatro de rua e sua linguagem do palhaço, a qual ela começava a se interessar. Florencia, que já era atriz no Uruguai, comenta que o interessante desta linguagem é que você constrói seu personagem a partir de você mesmo. Não importa o que esteja falando, desde que você tenha compromisso com o riso e com a comunicação. 

Sobre seus projetos, comenta a fundação do grupo Roda Gigante, que existe há 15 anos e passou por vários momentos, contando com cinco integrantes e novo patrocínio. O grupo atua em enfermarias pediátricas de hospitais públicos, desenvolvendo vínculos com a equipe de saúde, com as famílias e os pacientes. “O palhaço dentro do hospital é um lugar protegido. Depois que você consegue ter acesso, é um trabalho muito bem recebido”. Eles também desenvolvem oficinas para profissionais de saúde, educadores e artistas, e promovem criação de espetáculos.

A partir do trabalho do ator Julio Andrião, Florência se aproximou de um teatro mais artesanal, fazendo um trabalho de comunicação com o público. Participou de uma oficina com este artista e levantou um espetáculo com uma cena curta em 2012, que foi super bem recebido, e o apresentou desde então, participando de festivais em Portugal e no Uruguai. 

Recentemente, ganhou o edital Retomadas, podendo lançar novamente a peça que se chama Acorda, amor!. Desde 2014, o espetáculo teve mais de 80 apresentações, passando por importantes festivais de teatro no país e exterior, conquistando diversos prêmios de melhor atriz e melhor espetáculo, entre outros.

Florencia tem dirigido alguns espetáculos no Uruguai e aqui no Rio de Janeiro. O último que estreou aqui na cidade se chama Antes da aula. Sobre os desafios de realizar uma montagem teatral na cidade, ela comenta que o Rio de Janeiro não se leva muito a sério porque traz muitos textos traduzidos de fora ou versões de espetáculos estrangeiros, resumindo, teatro comercial. Existe o desafio de você conseguir a verba para realizar o espetáculo e depois que o público vá assistir. Atualmente, é uma das atrizes que compõem o projeto O Stand-Up Delas, que tem atraído muitas pessoas por conta dos vídeos do grupo que acabam viralizando nas redes sociais.

Grupos

que participa
No items found.

Onde encontrar

contatos e links

E-mail

florenciacucaracha@gmail.com

Site

Telefone

É imigrante da América Latina e trabalha com cultura?

Somos uma equipe de pesquisadorxs, artistas e agentes da cultura e estamos realizando um mapeamento de expressões culturais realizadas por imigrantes latino-americanos, residentes na cidade do Rio de Janeiro.

Fale com a gente

oyecarioca@gmail.com
Como apoiar o projeto?
1.
Redes Sociais
Suas redes sociais têm espaço para a divulgação de parceiros? Podemos enviar um kit mídia, com imagens e texto, sobre o projeto.
2.
Mailing
Tem uma lista de emails para divulgação de informações? Podemos enviar um kit mídia, com imagens e texto, sobre o projeto.
3.
Posters ou flyers
Possui um espaço físico para divulgação? Podemos enviar um material impresso sobre o projeto.
4.
Boca a Boca
Comente com amigos e conhecidos sobre o projeto, especialmente imigrantes e refugiados.

Sobre o ¡Oye!

¡Oye Carioca! é um projeto de pesquisa, mapeamento e difusão das expressões culturais produzidas por imigrantes da América Latina (de maioria hispanofalante), residentes na cidade do Rio de Janeiro. Em 2023, ano que marca sua etapa inicial, o projeto foi viabilizado pelo edital Fomento à Cultura Carioca (FOCA) 2022, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.