Cuba
|
Venezuela

Dulcipan

Gastronomia
e

Armando Baró

e

Josmirt Oliveiros

Cuba
|
Brasil
|
Venezuela

A empreendedora venezuelana Josmirt Oliveiros mora no Brasil desde 2017  e, ao lado do marido, o cubano Armando Baró, está à frente da marca Dulcipan, onde comercializam biscoitos, doces e pães da culinária de seus países de origem. “Nós fizemos uma mistura das duas cozinhas para apresentar aos brasileiros uma parte de nossas culturas típicas”.

Josmirt conta que chegaram ao país diretamente no Rio de Janeiro e vieram por indicação de sua cunhada, que já tinha três meses na cidade e afirmou que o Brasil estava melhor que a Venezuela em termos políticos e sociais.

“Minha profissão de origem é cabeleireira e trabalhei 15 anos nesse ramo. Mas meu esposo, Armando, é chef de cozinha, então, tinha muita experiência e me estimulou a começar nosso próprio negócio na gastronomia quando chegamos ao Brasil, foi então que registrei a empresa Dulcipan, criando o CNPJ. Aqui no país, acabei não seguindo o trabalho como cabeleireira, e pensamos no que fazer para gerar renda. ‘Vamos tentar outra opção para dar certo, vamos vender bolo, pães’. No princípio era meu esposo quem fazia todos os processos da cozinha e eu ajudava, depois fui aprendendo. Então decidimos fazer os pães e fomos crescendo, fazendo outros produtos”, conta.

Os pães artesanais, bolos e rolinhos de canela deliciosos da Dulcipan fazem sucesso nas feiras da cidade. Ela comenta que existe uma questão em encontrar certos ingredientes na cidade, como por exemplo, o presunto defumado, utilizado em algumas receitas. 

Além da participação em feiras, o casal Josmirt e Armando aceitam encomendas online via Instagram. Josmirt comenta que, quando tem feira de migrantes, como por exemplo a Refugia, sempre quem chega para conhecer o espaço acaba experimentando coisas novas, novos sabores.

Grupos

que participa
No items found.

Onde encontrar

contatos e links

E-mail

Instagram

@dulcipanrio

Site

Telefone

É imigrante da América Latina e trabalha com cultura?

Somos uma equipe de pesquisadorxs, artistas e agentes da cultura e estamos realizando um mapeamento de expressões culturais realizadas por imigrantes latino-americanos, residentes na cidade do Rio de Janeiro.

Fale com a gente

oyecarioca@gmail.com
Como apoiar o projeto?
1.
Redes Sociais
Suas redes sociais têm espaço para a divulgação de parceiros? Podemos enviar um kit mídia, com imagens e texto, sobre o projeto.
2.
Mailing
Tem uma lista de emails para divulgação de informações? Podemos enviar um kit mídia, com imagens e texto, sobre o projeto.
3.
Posters ou flyers
Possui um espaço físico para divulgação? Podemos enviar um material impresso sobre o projeto.
4.
Boca a Boca
Comente com amigos e conhecidos sobre o projeto, especialmente imigrantes e refugiados.

Sobre o ¡Oye!

¡Oye Carioca! é um projeto de pesquisa, mapeamento e difusão das expressões culturais produzidas por imigrantes da América Latina (de maioria hispanofalante), residentes na cidade do Rio de Janeiro. Em 2023, ano que marca sua etapa inicial, o projeto foi viabilizado pelo edital Fomento à Cultura Carioca (FOCA) 2022, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.