Argentina
|

Daiana Rubio

Dança
e

Daiana Rubio

Argentina
|
Brasil
|

A dançarina, professora e mentora argentina Daiana Rubio começou a estudar salsa aos 15 anos, e logo em seguida se tornou assistente e dançarina em shows. Depois, entrou na dança jazz e no reggaeton, e mais tarde, se iniciou na lambaeróbica e no samba no pé.

Artista autônoma, Daiana tem seu próprio projeto e trabalho no Rio de Janeiro. Também faz parte da Cia Aérea de Dança e do projeto Aos Passos do Paraíso, da escola de samba Paraíso do Tuiuti, além de oferecer aulas de dança a convite do consulado cubano. Hoje em dia, trabalha principalmente com samba e salsa e gosta de fazer essa integração. Daiana dá aulas na Casa de Amizade Cuba e Brasil, no MAM Rio e também possui um sala no bairro de Copacabana. 

Residente na cidade do Rio de Janeiro desde 2012, em seu país de origem já vinha construindo trajetória profissional na dança. Por lá, teve conhecimento que no Brasil existia um sistema que patrocinava as empresas para levarem projetos culturais de forma gratuita à população. Então, surgiu a ideia de criar um projeto de aulas de dança em eventos culturais para as comunidades na Argentina. No ano em que teve seu projeto aprovado pela prefeitura de La Plata, veio a decisão de se mudar para o Rio.

“Vir para cá era uma grande oportunidade porque eu já trabalhava com dança e queria continuar crescendo. E eu queria ter novas convivências (ou novas vivências). Quando cheguei, fui morar no bairro de Santa Cruz, e percebi que o acesso à cultura era bem mais limitado em relação à Zona Sul e ao Centro. Para quem trabalha com dança e turismo, as oportunidades nestes lugares são melhores, pois o poder aquisitivo das pessoas destas regiões, que moram ou que estão de passagem, é muito maior em relação a quem mora na periferia”.

Daiana comenta que no início foi bem desafiador, pois encontrou um mercado de consumo e uma cultura brasileira bem fechados. Não tinha muito espaço para o novo, o diferente, o que era de fora, mas ressalta que hoje em dia esse cenário mudou bastante para os artistas imigrantes.

Em seu trabalho na dança, Daiana Rubio tem interesse nos sentimentos que se traduzem em movimentos e gestos corporais.

Grupos

que participa
No items found.

Onde encontrar

contatos e links

E-mail

daianadanca@gmail.com

Site

Telefone

É imigrante da América Latina e trabalha com cultura?

Somos uma equipe de pesquisadorxs, artistas e agentes da cultura e estamos realizando um mapeamento de expressões culturais realizadas por imigrantes latino-americanos, residentes na cidade do Rio de Janeiro.

Fale com a gente

oyecarioca@gmail.com
Como apoiar o projeto?
1.
Redes Sociais
Suas redes sociais têm espaço para a divulgação de parceiros? Podemos enviar um kit mídia, com imagens e texto, sobre o projeto.
2.
Mailing
Tem uma lista de emails para divulgação de informações? Podemos enviar um kit mídia, com imagens e texto, sobre o projeto.
3.
Posters ou flyers
Possui um espaço físico para divulgação? Podemos enviar um material impresso sobre o projeto.
4.
Boca a Boca
Comente com amigos e conhecidos sobre o projeto, especialmente imigrantes e refugiados.

Sobre o ¡Oye!

¡Oye Carioca! é um projeto de pesquisa, mapeamento e difusão das expressões culturais produzidas por imigrantes da América Latina (de maioria hispanofalante), residentes na cidade do Rio de Janeiro. Em 2023, ano que marca sua etapa inicial, o projeto foi viabilizado pelo edital Fomento à Cultura Carioca (FOCA) 2022, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.