México
|

Chilitos

Gastronomia
e

Ángel Flores

México
|
Brasil
|

O artista e empreendor mexicano Angel Baldovines vive na cidade do Rio de Janeiro desde 2018. Atualmente, é uma das pessoas à frente do Colab 11B, espaço colaborativo com diversos projetos, incluindo o restaurante de gastronomia mexicana Chilitos, localizado no Morro da Conceição, no bairro da Saúde.

Angel comenta que os Estados Unidos popularizou mundialmente a Tex-Mex e acabou dominando o mercado e o imaginário popular da comida mexicana. O público chega no Chilitos com uma ideia de comida que não é mexicana. A referência que as pessoas costumam ter é Taco Bell, criando resistência para experimentar a comida tradicional do país. Por conta disso, adaptaram várias receitas no estabelecimento. 

“Acho ótimo que as pessoas estejam gostando da comida tradicional mexicana, porque além de oferecer comida, é uma maneira de oferecer cultura”, comenta Angel sobre o público que tem frequentado o restaurante.

No México, Angel trabalhava com música e sempre teve habilidade, herdada de sua família, para a gastronomia. Desde que chegou por aqui, ele teve questões com a comida mexicana que era oferecida na cidade, porque achava que não tinha gosto. 

O nome do estabelecimento vem de "chile", que é pimenta em espanhol mexicano. Uma vez, explicando para uma pessoa que a palavra não fazia referência ao país, mencionou que nos restaurantes no México, eles costumam pedir "chilitos" para acompanhar os pratos. O nome fez sucesso e foi usado no começo para nomear os molhos que estavam produzindo. Os pratos mais vendidos são os burritos e as quesadillas, culinária Tex-Mex muito popular entre os brasileiros. 

Além do Tex-Mex, Chilitos oferece pratos tradicionais mexicanos como enchiladas e chilaquiles e as pessoas ficam muito curiosas. A equipe inteira do restaurante Chilitos é latino-americana. Tem pessoas do México, da Colômbia, da Argentina e do Brasil. Para ele, isso acabou criando um ambiente de "se sentir em casa", pois a equipe gosta de conversar e rir entre si. 

Sobre a vinda para o Brasil, Angel comenta que sua esposa é brasileira. Ela estava viajando como mochileira no México quando se conheceram. Passaram, então, a viajar juntos durante três anos, até que chegaram por aqui. Originalmente, ele ia ficar seis meses. Começou trabalhando com música, mas a vida direcionou seus caminhos para a gastronomia, levando a cultura e os sabores da culinária de seu país para o público da cidade.

Grupos

que participa
No items found.

Onde encontrar

contatos e links

E-mail

chilitomolhos@gmail.com

Site

Telefone

É imigrante da América Latina e trabalha com cultura?

Somos uma equipe de pesquisadorxs, artistas e agentes da cultura e estamos realizando um mapeamento de expressões culturais realizadas por imigrantes latino-americanos, residentes na cidade do Rio de Janeiro.

Fale com a gente

oyecarioca@gmail.com
Como apoiar o projeto?
1.
Redes Sociais
Suas redes sociais têm espaço para a divulgação de parceiros? Podemos enviar um kit mídia, com imagens e texto, sobre o projeto.
2.
Mailing
Tem uma lista de emails para divulgação de informações? Podemos enviar um kit mídia, com imagens e texto, sobre o projeto.
3.
Posters ou flyers
Possui um espaço físico para divulgação? Podemos enviar um material impresso sobre o projeto.
4.
Boca a Boca
Comente com amigos e conhecidos sobre o projeto, especialmente imigrantes e refugiados.

Sobre o ¡Oye!

¡Oye Carioca! é um projeto de pesquisa, mapeamento e difusão das expressões culturais produzidas por imigrantes da América Latina (de maioria hispanofalante), residentes na cidade do Rio de Janeiro. Em 2023, ano que marca sua etapa inicial, o projeto foi viabilizado pelo edital Fomento à Cultura Carioca (FOCA) 2022, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.